domingo, 29 de dezembro de 2013

Alecrim--O saboroso conservante natural.







Família: Labiatae; outros membros incluem mentas.

Género e espécie: Rosmarinus officinalis

Também conhecido como: Alecrim-da-terra;romero;rosemary

Partes usadas: Folhas

Os povos antigos, notaram que ao envolver a carne em folhas moidas de alecrim,a carne conservava-se.Ao isto acontecer a carne ficava com um aroma fresco e um sabor agradável.
Os estudantes gregos usavam grinaldas* de alecrim para os ajudar a recordarem-se.
*coroa de flores

Os seus poderes curativos

O alecrim,embora não garantisse as mais altas notas no exames,um casamento feliz ou a recordação viva de alguém que se nos foi,pelo menos os antigos tinham razão para o utilizar com a finalidade de se conservar a carne.

Previne a intoxicação alimentar:Uma das razões por que a carne apodrece é porque as gorduras se oxidam e se tornam rançosas.O alecrim e o seu óleo contêm substâncias quimicas altamente antioxidantes; inclusivamente podemos comparar o seu poder de preservar com os conservantes alimentares comerciais como o BHA e BHT.

A ação conservante do alecrim pode ajudar a prevenir a intoxicação alimentar.A próxima vez que for a um piquenique,misture as folhas trituradas generosamente na sua carne para hambúrguer,atum,pastas e salada de batatas.

Auxiliar digestivo: Como quase todas a ervas culinárias,o alecrim pode ajudar a relaxar o suave revestimento muscular do aparelho digestivo (o que o torna um antiespasmódico). Parece que os antigos sabiam o que faziam ao utilizá-lo como auxiliar digestivo.

Descongestionante: Como outras ervas aromáticas,o alecrim ajuda a aliviar o congestionamento das vias respiratórias causado por resfriado (catarro),gripe ou alergias,

Como usá-lo

Para preparar um infusão de agradável aroma que alivie o estômago ou destape o nariz,use um colherinha de alecrim triturado por cada chávena de água a ferver.Deixe-o em infusão de 10 a 15 minutos e beba até três chávenas por dia.
JDCA

Sem comentários:

Enviar um comentário